segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O Poder do Dinheiro!

Hoje venho aqui fazer uma publicação mais séria do que o costume!
Portugal, e sobretudo os fãs de futebol, acordaram hoje com as notícias de que, os maiores craques do Benfica e do Porto, estariam praticamente vendidos ao Zenit da Rússia.
Quanto ao FCPorto, e à venda do Hulk, nada me espanta, bem pelo contrário, até já estava a estranhar, como é que ainda não tinha saído para um clube grande da Europa. Até porque, pelo valor que era pedido, só mesmo um 'louco' estaria disposto a bater a nota. Mas, para nós benfiquistas, até veio como que um alívio.
Agora quanto ao Benfica, e à venda de Witsel, muito se tem criticado o clube por o ter deixado sair. Amigos, quando um jogador tem um cláusula de rescisão e outro clube paga essa cláusula, só cabe ao jogador decidir se quer, ou não ir! Agora aqui é que entra a questão do amor à camisola por parte de Witsel. Obviamente, que é um desperdício enorme um jogador daquele calibre ir competir por uma liga tão pobre, com tão poucos adeptos, com pouca concorrência. Agora se nos pusermos no lugar do jogador, e se estivéssemos perante valores exorbitantes, como de certeza lhe foram apresentados, não faríamos todos o mesmo?! Na vida, por mais que queiramos, nem sempre o amor à camisola se torna o mais importante. E acho totalmente ridículo, ver por aí comentários de pessoas a dizer que ele foi um vendido, um traidor e etc. Ele optou pela parte económica, ponto! Foi bom termos sido nós, Benfica, a descobrir o jogador e a torná-lo no que se tornou, com a gigantesca vantagem do dinheiro que encaixámos com a sua saída. Os jogadores vão e vêm, faz parte de um clube! Agora, se quiserem criticar a direcção do Benfica, critiquem, mas não neste caso, porque em nada teve culpa! Se falarmos da venda do Javi Garcia, aí, provavelmente, já foi um erro da direcção, deixar sair um jogador daqueles, com o peso que tinha na equipa, e o seu valor insubstituível, por uma quantia inferior ao seu valor monetário.
A pergunta que se instala agora é, como vai o Benfica resolver esta enorme lacuna, deixada pela venda destes dois médios? Não sou treinador, não sei responder! Agora que existem diversas alternativas, existem. O plantel é recheado de jogadores de qualidade, talvez a solução até Janeiro, seja a vinda de algum jogador da equipa B, indiscutivelmente! Porque para a posição, deixada por Javi e Witsel, de raiz, apenas existe Matic. Por isso é completamente necessária a vinda de um reforço da equipa B.
Mas o problema não vem de agora, e o mal do Benfica é precisamente esse! No início da temporada coleccionamos jogadores, e a lista do plantel vai aumentando. E quando chegamos a 48horas do fecho das inscrições, resolvemos disparar jogadores em todas as direcções, emprestando a maior parte, e vendendo outra. Isto tudo resulta que o Benfica gera um ciclo de jogadores, sempre a rodar, sem muitos deles serem testados, ao ponto de poderem servir para colmatar lacunas, que vão existindo ao longo do campeonato! Há duas épocas que o Benfica tem uma defesa insuficiente. Tem os 4 defesas da equipa principal, e se olharmos para o banco, está vazio nesta secção. E ninguém vê isto? Só interessa o ataque?! Desde a saída de Fábio Coentrão que o lado esquerdo da defesa é defeituoso, vieram, a época passada, Capdevilla e Emerson. Um não se adaptou, e toda a gente fez com que fosse escurraçado do clube logo que possível, que foi o Emerson. O outro, por embirrância, ou não, do treinador, nunca conseguiu jogar, falo obviamente do Capdevilla, que hoje é titular no Espanyol, e sempre o foi na selecção de Espanha. Quanto ao Emerson, se estávamos com problemas no lado esquerdo, agora, porque não testar o jogador esta temporada para ver como se adapta? Mas há mais soluções. Shaffer onde anda? Carole, porque não testá-lo na equipa A?
Voltando ao assunto que me trouxe aqui, só tenho pena que, no estado em que o mundo do futebol se encontra, hajam clubes que nunca tiveram uma história, de quem nunca se ouviu falar, sejam os donos do futebol, e consigam ir buscar os grandes craques, de grandes clubes, com história e grandes provas dadas! É um desperdício enorme, estes jogadores craques irem jogar para ligas inferiores, sem qualquer competitividade! São clubes comprados por xeiques ou milionários do petróleo, que resolvem brincar ao futebol, e destruir a história que já foi escrita por grandes clubes! Hoje em dia, o mundo futebolístico, resume-se a clubes que formam jogadores, e outros que os compram já formados!
Enfim, quanto a Axel Witsel, só tenho que desejar as maiores felicidades, tanto desportivas, como pessoais, e esperar que um dia consiga ir para um GRANDE clube europeu, onde possa mostrar as suas espectaculares qualidades! Da mesma forma, desejo as maiores felicidades a Javi Garcia, que demonstrou mais tristeza na hora da partida. Obrigado a ambos, por tudo o que deram ao Benfica!


Sem comentários:

Enviar um comentário