quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Características típicas dos tugas!

Olá criaturas de Deus! Como se encontram? Espero que bem, porque vou-vos já estragar o dia! Aposto que cada um de vocês encaixa numa destas características que vou mencionar. O aspecto positivo é que, depois de lerem isto, vão tentar mudar! Sou tão poderoso!
Nós os portugueses, ou 'tugas' para abreviar, para além de sermos uns desgraçadinhos, temos características muito próprias, e, na maior parte dos casos, chegam ao ponto de roçar o genial/estúpido!
A primeira característica de que vos falo, retrata o fim de semana dos portugueses. Não há fim de semana que não tenha uma ida ao centro comercial mais perto. Então nesta altura do ano que começa a ficar aquele tempo fantástico, as romarias para os ditos 'shoppings' são uma constante. Há coisa mais divertida do que Portugal inteiro, enfiar-se num domingo à tarde, num centro comercial? É óptimo, estar à procura de um lugar para estacionar o carro, onde não existe, e de seguida tentar atravessar um espaço, onde estamos como autênticas sardinhas em lata. Depois há aquele desgraçado que só precisava de ir comprar um livro, mas que tem que levar com aquela gente que passeia no shopping a passo, a admirar as lojas, como se estivessem a ver uma galeria de arte. Mas claro que não há saída de fim de semana em que o portuga não vá vestido a rigor. E quando falo vestido a rigor, refiro-me ao belo do fato de treino! Há para todos os gostos, uns mais cintilantes, outros mais discretos, mas no fim o que importa é andarem todos a exibir os seus fatos de treino pelos centros comerciais do país! Porque os portugueses vão para os centros comerciais bem prevenidos, não vá encontrar a Rosa Mota e esta lhes passar o testemunho e eles terem que começar a correr, ou quem sabe o Nelson Évora, e tentarem fazer o salto em comprimento entre a Zara e a H&M.
Uma coisa que está no sangue de todos os portugueses, e até já fiz referência noutro texto, são as coisas grátis! Tudo o que é grátis o português 'mama'! Se estiverem a dar traumatismos cranianos no Algarve, toda a gente marcha até lá, e é vê-los a sair todos com as cabecinhas atadas! 
E por falar no Algarve, qualquer português que se preze, tem que ir de férias para o Algarve. Mas não é o sítio, é a própria viagem que faz o tuga tão especial. Não há viagem alguma, que não ultrapassemos um carro na auto-estrada, atulhado de tralha até ao tejadilho. E claro, a bela da embalagem do papel higiénico tem que lá estar. Sim, porque diz que no Algarve não se vende papel higiénico, e assim vamos já precavidos de casa, que pelo menos durante as férias o rabinho fica sempre limpo!
Outra característica que acompanha o português, principalmente no caso dos homens, é o coçar dos órgãos genitais. Por mais que tentem disfarçar, seja em público ou privado, não há coçadela que escape ao típico tuga! É sempre agradável, ir a passar na rua, e pimbas, um senhor já de tenra idade, ali escarrapachado a coçar o 'tomate' como se não houvesse amanhã! Tão clássico!
Já as viaturas típicas, são aquelas que são bem adornadas pelos seus donos. Seja um penduricalho no retrovisor, seja o peluche pendurado no vidro, qualquer coisa serve para mimar a viatura! Sim porque o carro sente-se pouco acarinhado se não tiver um apetrecho destes! Não esquecer, também, de lavar o carro todas as semanas, faça chuva ou faça sol! E acima de tudo, nas auto-estradas, conduzir sempre na faixa da esquerda, porque as outras duas da direita são muito próximas da berma e o português não gosta!
Na praia, é tempo da bela da panela, com o arroz de frango e o garrafão do vinho. Porque é uma coisa leve para se almoçar, e de seguida se poder dar um belo mergulho!
E pronto, depois disto vou passar para um número redondo de leitores, ou então vou tornar Portugal num país melhor!



1 comentário:

  1. Ha.ha. Apanhei-te... Também lá andas..... Mas...... Com, ou Sem...... O belo do fatinho de treino!!! Eu, mas sou eu que sei que não usas essa fatiota, tão em voga aos fins de semana!!!!!. Mas diga-se, de passagem, que é, julgo eu, algo confortável, em casa no sofá, ou na ronha......... Concordas, ou sem cordas!?!?!????

    ResponderEliminar