sábado, 29 de setembro de 2012

Entrevista ao 'Engenheiro', ou não, José Sócrates!

Hoje trago até vocês o 'most wanted' português, o Bin Laden lusitano. E durante trinta segundos, ele é todo vosso. Senhoras e senhores: José Sócrates!
-Sacana!
-Ladrão!!!
-Ora toma gatuno!!!
-Filho da mãe!
Piiiiii (barulho da sirene) Pronto chega, acabou-se o tempo!
-Agora que já levou uns quantos açoites e já foi ligeiramente insultado, já o posso apresentar para iniciarmos esta entrevista. Se bem que tenho bastante dificuldade em apresentá-lo, porque não sei se o hei-de chamar Engenheiro ou apenas Sr. José Sócrates?!
-Alô...Ups desculpe já estou muito familiarizado com o francês. Deixe-me só tirar aqui uma farpa que tenho espetada no nariz. Bem como é óbvio, devo ser tratado como Engenheiro José Sócrates.
-Não sei se será assim tão óbvio, Sr. Engenheiro, visto que o senhor fez o seu exame final num domingo..
-Credo Gonçalo, tanta agressividade para com a minha pessoa. Eu fiz esse exame a um domingo, precisamente, porque é o dia santo, e pude ir à missa de domingo, para ir bem abençoado.
-Peço desculpa mas estou aqui para transmitir a voz do povo. Presumo que com tantas rezas e tantos pedidos, o senhor não deveria ser lá grande aluno.
-Mais oui...Ai, lá estou eu a dar-lhe com o francês. Ora, retomando, eu sempre fui um excelente aluno, tanto é que todos os meus professores iam a minha casa tomar chá. Olhe chá esse que, segundo eles, os levava sempre para um mundo fantástico.
-Imagino o conteúdo desses chás Sr. Sócrates. E quanto ao Freeport, o que tem a dizer?
-Porreiro pá! É um sítio estupendo para se fazer compras, ainda a semana passada lá fui comprar um fato, com 70% de desconto, não é bestial Gonçalo?
-Eu referia-me à polémica em torno dos terrenos, e do qual, o senhor, penso que é arguido, não?
-Aqueles terrenos, pertenciam a uma tia minha, que tinha ali uma horta, com uns belos tomates e nabos, e a coitada, que a sua alma esteja em descanso, ofereceu-me aqueles terrenos antes de falecer. E eu, decidi abrir mão deles, e dar às pessoas de Alcochete um shopping em grande! Não sou uma boa pessoa?!
-Calculo que tenha aberto bem as mãos para ceder aqueles terrenos...Adiante. E quanto ao TGV e ao novo aeroporto, o senhor acha que como o país se encontrava, era necessária um investimento dessa envergadura?
-Se era! Diz e muito bem, o país estava todo doido, e toda a gente me queria bater, e então aquilo foi pensado, por moi-même, para dar à sola rapidamente se as coisas começassem a aquecer! Ao fim ao cabo vim na mesma para Paris!
-Essa é outra, senhor pseudo-Engenheiro, então o senhor saiu com uma mão à frente e outra atrás, e ainda assim, tem dinheiro para viver, e agora aplica-se bem, à grande e à francesa, e a estudar filosofia numa das melhores e mais caras universidades do mundo?
-Para me tornar um gato maltês, teve que ser assim. No próximo semestre já vou começar as aulas de piano! Mas foi tudo pago pelo meu bolso, os portugueses podem estar descansados.
-Imagino que sim, o ordenado de primeiro-ministro deve ter-lhe deixado uma grande conta bancária...
-Olhe Gonçalo, eu apenas retirava todos os meses 15 mil euros, para que os restantes elementos do governo, não fossem para o casino estoirar. E, humildemente, fui guardando na minha conta.
-Tão preocupado! E o que tem a dizer do estado em que deixou o país?
-Peço desculpa mas ainda não fui ao facebook ver, falha minha!
-E diga-me uma coisa que me anda aqui a fazer comichão, então e a sua casa, sua ou da sua mãe, de Lisboa, que é feito?
-Ah aquela humilde casa, que a minha mãe pagou do ordenado de uma vida?
 -Pois, calculo que a sua mãe ganhasse muito pouco, porque ao preço que a comprou, um bruto apartamento na Rua Braancamp...
-Ahh não diga isso.. A pobre coitada, para além de ter imensas saudades, aqui do seu Zézocas, ainda vive numa zona muito perturbada, já reparou a confusão que vai na rotunda do marquês? Viver ali é uma tragédia, é pior que um bairro social... Coitadinha dela!
-Não me faça rir senhor José Sócrates... Para finalizar, tem noção de que se aparecer em Portugal, dificilmente será bem aceite pelos portugueses?
-O povo adora-me, eu sou um porreiro pá!
-É bom que o curso de filosofia dê frutos, porque vai precisar de muita filosofia para enfrentar os portugueses!
-Vou chegar a Portugal como o novo filósofo Sócrates!
-Calculo que sim, é melhor deixar crescer a barba como o verdadeiro, aconselho-o vivamente! Bem, e foi a entrevista possível, agradeço-lhe imenso por me receber no palácio de Versalhes, que é a sua nova casa não é?
-Sim sim, comprei-a porque ficava mais perto da universidade, a casa nem é grande coisa, mas poupo imenso nos transportes. Eu é que lhe agradeço, e se quiser, posso falar na sua universidade para lhe marcarmos já o seu exame final, quer?
-Não deixe estar, vou tentar fazer tudo como manda a lei. Obrigado senhor 'Engenheiro' José Sócrates! Uma boa estadia aqui em França.
-Obrigado eu! Volte sempre, au revoir!

E pronto agora durante mais trinta segundos, podem-se despedir deste senhor, como bem entenderem!
Aproveitem!


No final da entrevista, José Sócrates revelou que depois de França, pretende ir estudar para a China, e como tal, já anda a treinar para se tornar um chinês!

1 comentário:

  1. Boa entrevista Gonças! Mas não me digas que esse senhor já está a aprender piano, porque françês já ele fala, já agora a aprender chinês...... Mas que grande chinesada..... Trafulha do homem, ele que pague ao trium virato o que o país deve, estafermo, que nem apareça!!!!! Leva ligo com um petardo (sim que está na moda esta dos petardos)!!!!!!!

    ResponderEliminar