quarta-feira, 13 de junho de 2012

Portugal!

Hoje é dia de alívio e felicidade para todos os portugueses. Portugal conseguiu, finalmente, ganhar no Euro 2012! Mais uma vez, foi uma vitória muito sofrida, num jogo que podíamos ter ganho por 4-0 sem qualquer problema. Mas não faz parte da nossa raça, só conseguimos reagir sob stress e a sofrer.
Agora, acho que há aqui muito trabalho de casa que o nosso mister, Paulo Bento, precisa fazer. A primeira é ter uma valente conversa com Ronaldo para lhe tirar aquela pressão toda que o rapaz tem em cima, porque hoje viu-se perfeitamente, que o melhor jogador do mundo, está completamente nervoso. Não é admissível, um jogador como o CR7, falhar golos como os que vimos hoje. Ele tem a experiência suficiente para conseguir estar concentrado e fazer bem o seu trabalho. Mas, a meu ver, ele joga com a selecção toda às costas o que, em parte, não é culpa dele (mas isto já vos disse noutro dia). 
Outro factor a rever, é o nosso ponta-de-lança. Eu percebo que Paulo Bento não queira pôr o Nelson Oliveira de inicio, mas o Hélder Postiga não é, de todo, alternativa viável. Tem diversas hipóteses, e acho que em dois jogos já chegou para ver, que Postiga não serve para o lugar. 
Raúl Meireles é outro jogador a ir passar o próximo jogo no banco. Na minha opinião está em baixo de forma, e não está a render no meio campo.
Depois nas questões tácticas, acho que Portugal tem de deixar de fazer um jogo à 'maricas', como eu lhe chamo. Portugal quando está a ganhar, cola-se à sua defesa à espera do ataque adversário, e claro que isso, volta e meia, dá em golo. E já conseguimos ver que basta acelerar um bocadinho e criamos diversas oportunidades de golo, e criamos muita pressão no adversário. Porque não jogar sempre na ofensiva?! Com jogadores rápidos como o Ronaldo e o Nani nas alas, é o tipo de jogo que se quer. A grande falha da nossa Selecção é não ter meio campo, e a partir daí não consegue controlar o jogo e fazer circular a bola. E prova disto foi quando Portugal vencia por 2-1, e aquele meio campo parecia uma autêntica auto-estrada. 
Claro que isto são tudo opiniões de um treinador de sofá, mas penso que são estas as grandes falhas da nossa Equipa portuguesa!
Agora vamos lá a relaxar e a preparar muuuito bem o jogo com a Holanda, vai ser decisivo!




2 comentários:

  1. Até os comemos!

    Concordo contigo, treinador de bancada!

    ResponderEliminar
  2. Eu por acaso acho que não temos problema no meio campo. Temos é problema no avançado número 9 que tanto nos falta, mas que fácilmente é contornado com um Ronaldo "à la Madrid" que não tem estado tão bem e que portanto geram-se 2 problemas. Mas o problema maior para mim, é como dizes e bem, o jogar a maricas! Marcamos 2 golos e defendemos no nosso meio campo, deixamos de sair em transições rápidas e preocupamo-nos mais em trocar a bola. Também acho que a melhor defesa é sem dúvida o ataque e que deve ser lá na frente onde se deve começar a defender! Porém, neste ritmo de jogo é pouco provável que a equipa não consiga aguentar os 90 min e que hajam quebras de ritmo normais num jogo.

    Teremos de ser mais eficazes contra a Holanda! Manter um bom nível de jogo! E estamos nos quartos!

    Bora Portugal!! =D

    ResponderEliminar