quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Rescaldo do jogo de ontem... Benfica!

Ora bem, como não poderia deixar de ser, é inevitável falar do jogo de ontem, entre o Benfica e o sporting.
Jogo esse que deveria ter começado no domingo, mas por razões de várias ordens não foi possível.
Deu muito que falar a questão da cobertura do estádio da Luz ter-se começado a 'desfazer', precisamente à hora do jogo,  impedindo a realização do dérbi, e ficou no ar a pergunta de quem seria a culpa?! Claro que, para os vizinhos de alvalade é inteiramente do Benfica! Mas, analisando as coisas ao pormenor, e nestas coisas é sempre muito fácil apontar logo o dedo, podemos tirar aqui várias conclusões: Deveria a cobertura do estádio ter manutenção? Sim. Alguém sabia se essa manutenção tinha sido feita recentemente? Não. Pode-se prever uma tempestade destas? Sim, pode-se prever, não se pode calcular os danos físicos que ela originará. Foi apenas o estádio da Luz que sofreu estragos com esta tempestade? Não, e inclusivé, foram mostradas fotografias do estádio de alvalade, onde era visível a desarrumação depois de uma centrifugação! Não houve árvores arrancadas, casas danificadas e outras coisas que tais, derivadas desta tempestade? Sim. Então pronto, acho que está respondida a pergunta de quem seria a culpa do estado em que a cobertura ficou. As catástrofes naturais são imprevisíveis e os seus danos igualmente! Por isso, se há que atribuir culpas será à Stephanie! E mais, se há clubes com problemas com mulheres não é o Benfica... Mas isto já são questões que ficam mais a norte deste texto!
Depois de ultrapassado o problema do adiamento do jogo, que quanto a mim foi a atitude mais sensata a nível de segurança, e até serviu para mostrar à UEFA que estava precisamente a avaliar isso neste jogo, (onde foi dada uma amostra de como evacuar cerca de 60 mil adeptos em 7 minutos) surge outro problema que seria para quando ficaria adiado o jogo... Mas pronto também foi simples, adia-se 48h!
Claro que, para o núcleo verde e branco, tudo serve para implicar e até com esta data tiveram que se manifestar! Esta atitude do sporting, fez lembrar aqueles miúdos que não estudam para o teste, e nesse mesmo dia resolvem ligar para a escola a dizer que há uma bomba num cacifo! Depois o teste é remarcado, mas como são miúdos não aproveitam o periodo das 48h para estudar, e pumba chumbam na mesma no teste!
Passando ao jogo, que é o que realmente interessava, não houve, de facto, muito a dizer. O jogo só deu Benfica! A primeira parte, dava a sensação de que o sporting estava com medo que a cobertura caisse e ficou a olhar para ver se realmente não caia, e limitou-se a ver jogar. Na segunda parte, tentou 'despertar' mas sem qualquer fio de jogo!
Resumidamente, o Benfica jogou à Benfica, com raça, ambição e impôs o seu jogo desde o primeiro segundo, marcou e soube gerir a posse de bola durante todo o jogo! Não há mais nada a acrescentar! (só tenho realmente pena é que não jogue todos os jogos desta forma, e não encare todos os adversários como encarou o sporting ontem e o fcp há 3 semanas!)

Passando às figuras do jogo:

Jorge Jesus: Mostra claramente o orgulho que tem em vencer o sporting, talvez por ser o seu clube de eleição! Fica tão deslumbrado cada vez que ganha um jogo destes, que depois acaba por cair na sua lacuna que é o discurso, dispara para todo o lado, e tenta responder a todas as perguntas. Tanto é que a dada altura estava a falar do Slimani e eu a pensar, porque raio estava ele a falar do Sulejmani que nem jogou!

Leonardo Jardim: Gostámos muito da surpresa que nos preparaste, e atrevo-me ainda a acrescentar que, dessas podes trazer várias vezes que ficámos fãs! A tentativa de inventar tácticas e adaptar jogadores tem um nome e chama-se: JJ!

Oblak: Segurança + tranquilidade = titularidade garantida! Também se diga que ontem até tinha tido tempo para ir fazer uma mijinha e voltar que não fazia falta, mas sempre que foi necessário ele aparecia!

Maxi: Está em melhor forma, menos caceteiro, mas rápido, ainda mais ofensivo, e aquele cruzamento fulminante é meio golo!

Garay: Agarrem-me este homem a todo o custo! Se for preciso cada benfiquista dá 1€ para o segurarmos! Defesa central como ele há poucos, com a vantagem de ter um papel fundamental no ataque da equipa! Já começo a perceber o porquê de a tua posição original ser ponta-de-lança!

Luisão: Mais do mesmo, sempre o nosso patrão! Não há bola que passe por este senhor!

Siqueira: Muito rápido, e muito importante ofensivamente! Tens alturas que fazes lembrar o nosso Fábio 'Concentrão'! snif...snif...

Fejsa: Entrou no jogo um bocado às apalpadelas (calma lá que é no sentido futebolístico) e foi agarrando a posição e crescendo no jogo! Estás a segurar o lugar, e é preciso mais minutos de jogo nessa posição e a jogar ao lado de Enzo.

Enzo: HOMEM DO JOGO! Meu Deus, este homem já era um bom ala-direito, mas como médio... JASUUUS! Está um senhor jogador! Ele corre o campo todo, corta bolas na defesa, avança pelo meio campo imparável, dá jogo, remata, até marca golos, e que golaço! Conseguiu deixar o Eric Dier, completamente Eric Died! Não há palavras para descrever tamanho talento que está a crescer a olhos vistos ali! Para além disto tudo, tem uma raça e um amor à camisola como não se vê igual! Espero bem que na próxima época lhe seja atribuido o mítico nº10, porque Enzo tem todas as caracteristicas para a envergar!

Gaitan: Só há uma palavra para ti: Mágico! Ele vai pincelando de magia  cada toque que dá, e transforma o futebol em espectáculo!

Markovic: Está em crescimento e estes jogos a titular têm-lhe feito bem, para ganhar mais espírito de equipa e não jogar tanto de olhos no chão! Já se começa a ver apoio à parte defensiva! Mais um diamante em bruto, com muitas laminadelas que ainda precisa, mas vai ser craque!

Lima: Para mim é o falso ponta-de-lança! Está sempre na frente à espera da bola para marcar, mas faz muito jogo sem bola, e recua muito para apoiar a equipa e ajudar a distribuir jogo! É o jogador ideal para jogar neste sistema táctico com outro ponta-de-lança!

Rodrigo: O nosso menino! Ontem não foi a noite dele! Esteve em vários lances perigosos, a maior parte dos remates de 'quase golo' foram dele, mas ontem não foi a noite... Há dias assim... Qualquer das maneiras, fez um bom jogo, e à semelhança de Lima também é um jogador muito importante fora de área e que apoia o resto da equipa, e vai muito à linha cruzar... Com a vantagem de que é muito rápido!

Ruben Amorim: Jogou pouco tempo, mas serviu para preencher o espaço que lhe estava destinado! Está a subir de forma..

Cardozo: JJ a mostrar o seu lado sportinguista, ao colocar o Tacuara a apenas 5min do fim, para Patricio poder dizer que ontem não sofreu qualquer golo do paraguaio!


E pronto, penso que este jogo veio provar aquilo que há muito tempo eu gostaria de ter visto, que era se o sporting estava a altura de combater pelo titulo! E pronto agora vêm já todos dizer que nunca quiseram lutar pelo título, que este ano o objectivo eram as taças, e o lugar europeu e bla bla... Tudo tretas! Que culpa temos nós que vocês tenham tido maus dirigentes? Nenhuma! Se entram nas competições são para as ganhar, seja com os juniores, seja com o Camané ou nem que tenham de ir buscar o Jardel! As taças já se foram, pronto vamos lá ver se fica provada que a diarreia do Fernando era mentira, e então ai voltam a estar na luta pela Taça da Liga. No campeonato, têm que ganhar aos grandes também! Estão a formar uma boa equipa de miúdos, é verdade, mas isso quer dizer o quê? 'Ah agora rebenta a bolha durante 3 anos que é para os miudos crescerem e ficarem craques e aí voltamos a jogar para ganharmos o campeonato!'
Não venham dizer que são a equipa que mais evoluiu desde a época passada, que isso são tudo medalhas de cortiça! Se há realmente uma equipa que evoluiu e que merece destaque é o Estoril! Vieram da segunda liga, e conseguiram qualificar-se pela primeira vez para a Europa! Esses sim, merecem os louvores!
Mas isto já são conversas para outros 'vendavais'! 






Ferrari ENZO!

Sem comentários:

Enviar um comentário